Primeiro, o que é cambagem?A inclinação da roda do veículo em relação ao piso é chamado de Cambagem. O ajuste do angulo da cambagem é fundamental para um bom desempenho do carro e faz parte das leituras da geometria da suspensão, necessário para alinhamento da suspensão do veículo.
Você deve estar pensando que o melhor angulo é perfeitamente em pé (seria 0.0 grau), pois todas as partes do pneu tocariam o chão perfeitamente, mas em uma curva com a inclinação do veículo, o pneu ficaria com angulo aberto e faria com que a parte externa do pneu recebesse a maior carga de fricção no solo fazendo assim derrapar mais facilmente.
A cambagem existe justamente para compensar a torção que o carro sofre na curva, fazendo assim com que as rodas friccionem toda a area do pneu contra o solo em curvas.
Então? qual seria a melhor cambagem?
Em carros de rua...
É muito comum quando você manda alinhar o seu carro o 'zé' falar que está
colocando seu carro no intervalo que a fábrica manda , geralmente -1 e +1.5. Só
que, colocar no intervalo que a fábrica sugestiona nem sempre é o melhor para o
desempenho do carro. Neste exemplo imaginem que coloque as 2 rodas com
+1.4? O carro não vai ficar no seu melhor acerto., é melhor deixar -1.5 que +1.4, pois como no exemplo acima, cambagem 0.0 já não seria muito boa em curvas, imaginem uma cambagem positiva (aberta). Geralmente as fabricantes usam uma cambagem positiva com o intuito de deixar a direção mais macia em manobras simples, porém em curvas o carro perde bastante desempenho e geralmente nota-se que a parte externa do pneu gasta mais rapidamente que a parte interna. Agora você deve estar achando que uma cambagem boa seria uma negativa alta, por exemplo -3.0, porém isso traz outro inconveniente, como por exemplo o gasto excessivo da parte interna dos pneus ficando interessante apenas para carros de competições usar uma cambagem alta. |
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Então o que fazer? Se na tabela diz que seu carro deve usar originalmente uma cambagem entre -1.0~1.5+ por ex, peça pro 'zé' do alinhamento deixar com o máximo negativo que a fabrica diz. Assim você vai estar com o melhor rendimento do seu carro sem sair dos padrões estabelecidos pela fábrica. Se você for um pouco mais ousado pode experimentar cambagens um pouco maiores, porém saiba que os pneus terão uma vida mais curta. (Eu sou um que costuma deixar mais negativo que o normal). Se você não exagerar, os pneus apesar de uma cambagem mais negativa vão durar a mesma coisa que o pneu com a cambagem original de fábrica. Em carros de competiçãoCambagem negativa alta é obrigação em carros de competições, porém o ideal para não passar do ponto é verificar as temperaturas do pneu, no caso da cambagem é verificar a diferença da temperatura interna do pneu com a do meio. Para isso o pneu tem que estar na calibragem correta, pois a temperatura do centro do pneu é referente a calibragem do pneu. A temperatura da cambagem (Temperatura interna do pneu) não deve ultrapassar 5graus a mais que a temperatura do centro e não ultrapassar os 10 graus da temperatura da borda externa, passando disto significa que a roda está com uma cambagem excessiva, e indo para a pista assim você vai torrar e desgastar os pneus rapidamente. Geralmente o valor da cambagem é parecido com o grau de rolagem do carro, sendo assim quanto mais baixo o carro menor será o valor de cambabem pois menos inclinação o carro terá e menos diferença de angulo de pneu pro solo também. |
(Repare que na parte externa já aparece a lona e o aço do pneu enquanto na externa ainda tem bastante pneu)
Geralmente eu acerto a cambagem com uma temperatura normal (la pros 24~30 graus), se por acaso no dia da corrida está 35, eu tiro 0.1 de cambagem para cada diferença de grau no clima e testo, tudo isto para tentar fazer o pneu chegar no final da corrida antes do aço do pneu aparecer :)
Abusar da cambagem é bom em qualify, ou corridas rápidas como as de 2 baterias. Corridas mais longas onde precisa-se pensar no estado do pneu é bom usar uma cambagem entre ser rápido e ser durável, pois de nada vai adiantar você fazer uma corrida de 5 voltas virando 1 segundo a menos dos outros e nas outras 20 voltas 2 segundos a mais, fora que, não é qualquer piloto que sabe cuidar e esfriar do pneu quando o consumo ou temperatura está maior que o esperado.
Fábio Milanez (Milan)
BoxOnline.blog.br
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